sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Os lobos

Um menino foi ter com o seu avô e contou-lhe o quanto estava zangado com o seu amigo. O avô sentou-o no seu colo e calmamente falou com ele:

“Sabes eu também já me zanguei algumas vezes. Fiquei com raiva e até com odio por me terem magoado e não mostrarem qualquer arrependimento pelo que fizeram. Mas descobri que isso só me fazia mal a mim. O que eu sentia era uma coisa minha, dentro de mim, como se fosse um veneno que me estava a fazer mal mas não afetava os outros”

E continuou afalar com o seu neto:

“Às vezes é como se tivéssemos dois lobos dentro de nós. Um deles é bom e não nos magoa, vive em harmonia com todos ao redor. Este lobo só luta quando tem a certeza que é a única alternativa, e fá-lo de uma maneira correta.”

“ Mas também temos um lobo mau, cheio de raiva. Até as pequenas coisas o irritam e o deixam furioso. Zanga-se com todos e luta por qualquer coisa, muitas vezes até sem motivo.”

“Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de nós, porque ambos tentam dominar-nos!”

O menino muito espantado, pergunta ao avô como se consegue dominá-los e qual deles é o vencedor. O avô sorriu-lhe e respondeu-lhe:

“Vence sempre aquele que alimentamos”

“Quando estiveres com o teu amigo tenta perceber as razões dele. O odio não deve vencer as coisas boas que a vossa amizade te trás.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário