segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Obrigado Susana


Estavam milhares de pessoas no local, tudo a procurar um local onde conseguissem ver o grande artista da noite. A luz já estava meio ténue começando a ser visíveis as primeiras estrelas no céu.

De repente uma senhora pergunta-me “És a Regina?” Espanto, surpresa, e um esforço gigante para reconhecer a pessoa que me abordava, mas sem sucesso. Acabo por responder “Sim sou, mas desculpe não estou a reconhece-la”.

“Sou a Susana do lar”. Mais espanto! Mais surpresa! Passaram-se 18 anos desde a ultima vez que nos vimos. “A Susana da secretaria?” pergunto.  “ Sim, eu mesmo, mas já lá não estou… aquela gerência…” E não foi preciso dizer mais. Vi-me num enorme flashback onde recordei os poucos meses onde trabalhei num lar de idosos, das atividades que promovi, das iniciativas que tomei, as exposições que realizei, das tardes de dança e dos passeios pelo parque…  e do quanto a Susana me apoiou para levar aquele grupo de pessoas que estavam há meses, talvez anos, fechados naquele espaço,  num passeio a Fátima com direito a pic-nic e tudo.

Lembrei-me também da forma como saí desse lar, uma discussão acalorada com a gerência porque não concordava com a forma como as pessoas eram tratadas. Fui despedida. Na altura fiquei sem trabalho e sem rendimentos, mas não abdiquei das minhas convicções e daquilo em que acreditava.

Mas parece que o pouco tempo que por ali passei deixou a sua marca, suficientemente forte para me reconhecerem tantos anos depois num local inusitado.

Talvez valha mesmo a pena lutarmos pelas coisas em que acreditamos e por vezes pequenos nadas fazem a diferença. Obrigado Susana por me fazeres recordar isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário