terça-feira, 27 de maio de 2014

Emocionalmente mais inteligente


Hoje parei para pensar numa serie de incongruências e situações que me estão a fazer sentir mal.
Acho que todos temos tendência para analisar o que está por detrás das atitudes dos outros. A perceber as falhas, a assinalar as negligências, e a encontrar desculpas… Mas por vezes esquecemo-nos de olhar primeiro para nós, de perceber como essas mesmas atitudes nos afetam a autoestima, as vontades e até o âmago da nossa essência.
E afinal tudo começa em nós. Não são as atitudes dos outros, aquilo que fazem que nos pode ajudar a levantar ou a afundar, mas sim a maneira como encarramos aquilo que nos acontece, a forma como sentimos as coisas e a forma como reagimos. Cabe a cada um de nós definir aquilo que aceitamos na nossa vida.
Sejamos realistas, ninguém consegue mudar as outras pessoas a não ser que elas próprias estejam motivadas para o fazer, e por inerência é impossível controlar os seus sentimentos, sensibilidades, comportamentos, atitudes e valores. Resta-nos apenas a possibilidade de podermos dizer-lhes o que pensamos e o que sentimos acerca das atitudes que tem.
E para estarmos aptos a fazer isso é fundamental olharmos para dentro e perceber o que queremos e o que podemos aceitar na nossa vida. Saber o que nos torna mais fortes e o que nos tira o sossego. Decidir se vale a pena falar ou se é melhor calar. E quanto a isto meus caros, ninguém nos pode ensinar o que está certo para nós a não ser nós próprios. Podem-se ouvir mil e um conselhos, mas em última instancia a decisão de como agir/ reagir é nossa.
Hoje sinto-me cansada, com uma vontade imensa de fechar os olhos e esquecer-me que o mundo existe lá fora, e é isso mesmo que vou fazer; vou olhar para dentro e encontrar as respostas para as situações que me apoquentam. E espero que amanhã acorde emocionalmente mais inteligente…

Sem comentários:

Enviar um comentário